top of page

Trilha do Rio do Boi

      Este passeio leva o visitante a o interior do Canyon Itaimbézinho em uma caminhada de 16km, entre ida e volta. 

      O passeio inicia a 12 km do centro de Praia Grande, a trilha começa com um percurso de uma hora pela floresta e se estende pela margem do rio sobre pedras por outras três horas até o final da trilha, onde podemos contemplar e tocar nos paredões do canyon.

      O terreno é extremamente pedregoso, e a trilha bem selvagem, com muitas travessias de rio com correnteza, e passagem por locais escorregadios, durante a trilha passamos por cachoeiras e piscinas naturais onde podemos nos banhar.

Este passeio é indicado para visitantes não sedentários que gostam de longas caminhadas,.

      Sem dúvida é uma das mais belas caminhadas realizadas neste Parque, principalmente por sua inconfundível e peculiar paisagem. Destaque da rica fauna, flora e sua fascinante geologia encontrada dentro do canyon.

      Trilha do rio do Boi, é uma das poucas trilhas abertas, oficialmente no Parque Nacional Aparados da Serra, juntamente com trilha do Vértice e Cotovelo.

Passeio de aproximação as paredes do Canyon, cerca de 14km de trilha e 6 horas de caminhada.

       A Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho é um verdadeiro desafio para os caminhantes que decidem adentrar-se pelas margens do rio, de pedra em pedra, até o coração dos paredões de pedra formados há milhões de anos.

       Percorrer suas trilhas de pedras irregulares não é para qualquer um. É preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. É nessas horas que um bom guia faz toda a diferença.

       A Trilha do Rio do Boi possui inúmeras cascatas e diversas piscinas naturais escondidas entre os paredões gigantescos do famoso Cânion Itaimbezinho. Tomar banho em suas águas geladas faz valer a pena todo o esforço da caminhada.

O que levar para a trilha:

  • documento de identidade;

  • tênis com meia;

  • trajes de banho (por baixo da roupa de caminhada);

  • bermuda ou calça de ginástica;

  • protetor solar;

  • chapéu ou boné;

  • repelente;

  • mochila pequena com duas alças:

  • capa de chuva;

  • lanche.

DIFICULDADE:
       A trilha é considerada de alto grau de dificuldade. A maior parte da caminhada é feita nas pedras que margeiam o rio e cobrem seu leito.

       Há ainda necessidade constante de atravessar o rio e em alguns pontos a profundidade de água chega a altura dos joelhos. Estas condições exigem certa mobilidade física e condições de adaptação as prováveis dificuldades encontradas pelo visitante referente a estes aspectos.

Atenção:

     Para feriados é preciso reservar a trilha com antecedência.

     É uma atividade realizada em ambiente natural para pessoas a partir de 12 anos com bom condicionamento físico.

     A trilha não percorre todo o interior do canyon. A caminhada chega até um ponto estabelecido pela direção do Parque, próximo aos paredões mais altos. 

Tempo de Caminhada:

O tempo de caminhada varia de 5 horas a 8 horas. Neste tempo estão contadas as paradas para banho e observação e a caminhada de volta.

bottom of page