top of page

Canyon Fortaleza

      O Canyon Fortaleza tem seu acesso a 23 km a partir de Cambará do Sul o que torna o deslocamento de carro até lá um pouco longo, mas o canyon sempre impressiona seus visitantes.

      A visita ao canyon envolve duas caminhadas de mais ou menos 2 horas ida e volta, fazemos uma no começo do canyon e outra no final dele a Trilha da Pedra do Segredo e a Trilha do Mirante Quebra Cangalha.

      A trilha da Pedra do Segredo, nos leva ao começo do Canyon onde podemos ver a cachoeira do Tigre Preto, com uma seqüência de 4 pedras, que resultam em aproximadamente 1 000m. A Pedra do Segredo que se equilibra de forma curiosa sobre uma pequena base.

      Outro ponto a ser destacado é a pedra dedo de Deus, localizada no fundo do Cânion.

      A Trilha do Mirante nos leva ao final do Fortaleza de onde temos uma vista panorâmica para as paredes do canyon e do litoral entre o sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

      Por fim o vislumbre da vista principal e de seu simbólico Mirante, com seus 1.167 m de altura, permitindo uma visão geral do Cânion, da região costeira e do litoral.

Deslocamento de carro longo e duas caminhadas com cerca de  2 horas ida e volta.

Canyon Fortaleza

 

       O Parque Nacional da Serra Geral fica a 23 quilômetros do centro de Cambará do Sul e é a morada do Cânion Fortaleza, considerado um dos mais bonitos do Brasil. 

       Com mais de sete quilômetros de extensão e dois de largura, essa fantástica obra da natureza chega a uma altura de 1.240 metros acima do nível do mar.

       Olhando para esses paredões que chegam a ter 980 metros de altura e que se formaram durante o processo que resultou nos continentes como hoje conhecemos, fica fácil entender a origem do seu nome: eles realmente parecem uma imensa muralha que brota da terra.

       Todo o Parque Nacional tem aproximadamente 17 mil hectares e para chegar ao Cânion Fortaleza dos 23 quilômetros, nove não têm calçamento e estão precariamente conservados.

       Aqui, as principais trilhas são a do mirante, onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, parte do litoral gaúcho; a da Cachoeira do Tigre Preto de onde despencam as águas do Rio Segredo; e a trilha da Pedra do Segredo, um bloco de rocha de cinco metros de altura e 30 toneladas que está equilibrado em uma base de apenas 50 centímetros.

 

Como visitar o Cânion Fortaleza

       Quando ir | Não há um período ideal para visitar o Cânion Fortaleza, já que a paisagem sempre é impecável. Porém, normalmente, o inverno é mais chuvoso.  Não se esqueça de usar um tênis adequado para trilhas, protetor solar, repelente e jamais se esqueça de levar água, um lanche e sua câmera fotográfica. 

 

| Onde ficar | Onde comerQuem leva

       O Parque Nacional da Serra Geral, criado em 1992, possui uma área de cerca de 17.300 ha e abriga o espetacular Canyon Fortaleza, destacando-se outros canyons como o Malacara, Churriado, Josafaz, Índios Coroados, Molha Coco, Leão, Pés de Galinha, das Bonecas e Macuco, que se encaixam nesta paisagem constituída por 63 gigantescas escarpas. 

       O canyon Fortaleza leva este nome pela configuração de suas paredes, entalhadas verticalmente na rocha e de formas sinuosas ao longo de sua frente, lembrando uma imensa fortaleza que se estende por cerca de 5.800 metros de comprimento, por 2.000 metros de largura e uma profundidade de 800 metros.

       O ponto culminante na região do canyon está a 1.157 metros de altura e em dias límpidos pode-se avistar a linha de praia e a cidade de Torres. 

bottom of page