top of page

A Cidade

Cidade dos Canyons no Aparados da Serra, Praia Grande - SC

Praia Grande 

      Com rios, vales e principalmente: canyons, Praia Grande encanta com uma beleza singular entre o litoral e a serra catarinense, tendo privilégio de ter em seu território parte importante do Parque Aparados da Serra.

      Sua população é de 7.500 habitantes de origem italiana e portuguesa e a cidade vem se destacando como uma referência turística do estado.
      Localizada na região Caminho dos Canyons, um dos 87 roteiros turísticos que estão sendo trabalhados para obtenção de padrão internacional de qualidade no turismo, Praia Grande torna-se a principal referência desta região, pois já é conhecida como a "Cidade dos Canyons".

Canyons do Sul

      Em Praia Grande, na divisa com Cambará do Sul, temos o canyon Itaimbezinho, o mais conhecido da região, com paredes íngremes de até 700m de altura, com largura máxima de 2km e extensão de 5,8km. Este canyon conta ainda com as belas cachoeiras, Véu da Noiva (720m) e das Andorinhas.

Cidade dos Canyons no Aparados da Serra, Praia Grande - SC
Cidade dos Canyons no Aparados da Serra, Praia Grande - SC

O Interior

Pelo interior do município animais como o tucano, a gralha azul, papagaios, lobos-guarás, cotias, veados, bugios, e os gatos selvagens ainda podem ser encontrados.

   A cidade também possui como atrativo os vales do Rio Mampituba, ideal para a prática do bóia cross, o Vale da Pedra Branca, com animais silvestres e vegetação nativa, e o vale do Rio do Boi, que faz a travessia interna do canyon Itaimbezinho.
   Tamanha a beleza da cidade e da região, e principalmente dos canyons, que os mesmos já foram utilizados como cenários para novelas e mini-séries como a “Explendor”, “Chocolate com Pimenta”, “A Casa das Sete Mulheres”, além de suas paisagens serem freqüentemente utilizadas em propagandas dos mais diversos produtos e serviços.
   Nas festa populares, destaca-se o Bóia Cross, festa anual, realizada no início de março, que além de contar com competições esportivas, normalmente trás como atração bandas nacionais como Nenhum de Nós, Armandinho, Chimarruts, etc.
   A cidade tem boa infra-estrutura turística, com hotéis, pousadas, cabanas e chalés, conforme se pode conferir neste mesmo site.
Agradável no verão e charmosa no inverno, Praia Grande é a cidade ideal para ser visitada por quem quer belas paisagens, tranqüilidade, lazer ou muita aventura.

Calendário de Eventos

Os Parques Nacionais

Prefeitura Municipal

      Aos pés dos gigantescos Canyons de Aparados da Serra e Serra Geral, a cidade de Praia Grande, reconhecida como a “Capital Catarinense dos Canyons” oferece ângulos inéditos para quem busca desafios, contemplação e lazer na natureza. 

      Município com 295 Km² de área e 7.120 habitantes, localiza-se na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, à 280 km de Florianópolis. A cidade foi povoada a partir de 1917, por descendentes de açorianos, portugueses e italianos. O nome Praia Grande é derivado dos grandes despraiados do Rio Mampituba, formado por seixos rolados. 

      Envolvida por cenários de sonho, com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas no interior dos canyons, Praia Grande estimula a prática de esportes radicais e o ecoturismo. Aqui encontramos os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, um dos roteiros mais visitados do país. 

      Praia Grande tem o privilégio de estar no trecho mais abrupto da serra, onde os paredões são quase verticais, onde estão os canyos mais importantes, como o Itaimbezinho e o Malacara, sendo por isso também chamada de “Cidade dos Canyons”.

Localização

Porto Alegre: 220 km
Florianópolis: 270 km
Curitiba: 583 km
Torres: 30 km
Sombrio: 37 km
Criciúma: 100 km
Araranguá: 60 km

Telefones Úteis

Centro de Informações Turísticas:

(48) 3532-1425

Secretaria de Turismo: 

(48) 3532-0132

Delegacia de Polícia: 

(48) 3532-1190

 Hospital:

(48) 3532-0139

Municípios limítrofes: Cambará do Sul, Mampituba, São Francisco de Paula, Três Forquilhas, São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.
 

Área: 278,58 km²
População: 7.265 hab. est. IBGE
Altitude: 45 m
Região Turística: Caminho dos Cânions

bottom of page